FAQ's

Para que a Associação seja mais ativa e cumpra os seus objetivos faça chegar-nos as suas dúvidas e sugestões, caso não encontre nesta página o que pretende. 

A colaboração de todos é imprescindível!


QUAL A MISSÃO E COMPETÊNCIAS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS? 

RA associação de pais visa aproximar a família e a escola, promovendo a defesa e os interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ao ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos da educação pré-escolar ou dos ensinos básico.

As suas competências são:
     i. Zelar pela qualidade da educação dos alunos;
    ii. Representar os pais e encarregados de educação junto da coordenação da escola e dos órgãos de gestão do         Agrupamento Escolas D. Dinis;
    iii. Informar e aconselhar os Pais sobre o que respeita às matérias educativas e de funcionamento;
    iv. Apoiar os encarregados de educação na função educativa destes.

Também da responsabilidade da APEEC:
  a) A.A.A.F. — Atividades que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-                  escolar antes e depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva;
  b) Serviço de refeições;
  c) Acolhimento — Serviço de receção e acompanhamento das crianças a decorrer antes do início da atividade             letiva;
  d) Prolongamento de horário — Serviço de acompanhamento e desenvolvimento de atividades de carácter Iúdico,      após o término da componente letiva;
  e) Interrupção letiva — Intervalo de tempo, definido anualmente por Despacho do Ministério de Educação, que             compreende as interrupções letivas do natal, carnaval, páscoa e verão.


QUAIS AS VANTAGENS DE SER SÓCIO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS? 

R: Pode usufruir dos serviços de acolhimento e acompanhamento da criança antes ou depois do horário letivo durante o período escolar, e do ATL nas interrupções letivas, assim como dispõe de descontos através do cartão ACILIS que lhe é entregue, e em várias entidades parceiras com atividades lúdicas e/ou desportivas para crianças. 

QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CAF DURANTE O ANO LETIVO? 

R:

QUAL O HORÁRIO DAS AAAF DURANTE O ANO LETIVO? 

R:


QUEM TEM A COMPETÊNCIA PARA EXECUTAR MELHORIAS/OBRAS NAS INSTALAÇÕES ESCOLARES? 

R: A Coordenação da escola é responsável por garantir que o espaço escolar se encontra em bom estado de conservação e funcionamento, para que as crianças desenvolvam a sua atividade num ambiente próprio e seguro. Quando alguma instalação ou equipamento se encontra a necessitar de manutenção ou substituição, a Coordenação da escola tem a responsabilidade de solicitar a necessária intervenção por parte das entidades competentes, inserindo pedido de intervenção na plataforma digital existente. 

A entidade competente por efetuar a manutenção dos espaços e equipamentos é a junta de freguesia, sendo que quando se tratam de obras estruturais a competência passa para a Câmara Municipal, por indicação da Junta de freguesia. 


AS MONITORAS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DEPENDEM HIERARQUICAMENTE DAS EDUCADORAS, PROFESSORAS E COORDENADORA DA ESCOLA? 

R: As monitoras dependem da direção da associação, no entanto as atividades lúdicas e pedagógicas a desenvolver no Jardim de Infância são da responsabilidade dos educadores titulares do Agrupamento de Escolas D. Dinis.

QUEM CONTATAR QUANDO A MINHA CRIANÇA SE QUEIXOU DE ALGUMA SITUAÇÃO MENOS CORRETA OU OCORREU ALGUM INCIDENTE ENQUANTO ESTAVA NA ESCOLA OU JARDIM DE INFÂNCIA? 

R: Se ocorreu dentro do horário letivo deverá contatar diretamente a educadora do(a) seu filho(a) ou a coordenação da escola. Em caso de ter ocorrido fora do horário letivo, deverá reportar diretamente à APEEC.

QUEM FORNECE OS ALMOÇOS ÀS CRIANÇAS DA EB E DO JI? 

R:

O QUE É A CAF (COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA)? 

R:

O QUE SÃO AS AAAF (ATIVIDADES DE APOIO ÀS FAMÍLIAS)? 

R:

QUAIS SÃO AS ENTIDADES RESPONSÁVEIS POR ZELAR POR UM BOM AMBIENTE ESCOLAR?

R:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário